A temporada de frio no Brasil tem duração de pouquíssimos meses, mas é ameaçadora o suficiente para pessoas que sofrem com alergias e doenças respiratórias. O motivo disso recai no clima seco com menor incidência de chuva que, consequentemente, permite maior poluição do ar e proliferação de bactérias e outros microrganismos maléficos à saúde. Dessa forma, nossas vias respiratórias ficam mais expostas a doenças e crises alérgicas no inverno.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizado em julho de 2021, 25% da população mundial sofre com doenças respiratórias e no Brasil as alergias afetam 30% da população, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). A publicação também aponta que 25% dos brasileiros têm incidência para rinite alérgica e 20% das crianças e adolescentes para asma.
Se você, seus pais, seus filhos ou outros parentes fazem parte da estatística e precisam redobrar os cuidados com a saúde para evitar crises alérgicas no inverno, confira nossas dicas e prepare sua casa para curtir a estação com mais proteção e tranquilidade!
Por que as crises alérgicas no inverno são mais recorrentes?
O motivo é o clima seco com temperaturas baixas. Neste cenário, nossa mucosa nasal tende a ficar mais seca e irritada e nossa imunidade mais propensa a diminuir, ou seja, um prato cheio para as doenças respiratórias emergirem com maior intensidade e recorrência. Além disso, as pessoas tendem a ficar mais tempo dentro de casa com os ambientes fechados e pouca ventilação, facilitando que as doenças sejam transmitidas para outras pessoas.
Outro fator bastante importante a ser levado em conta é o uso de cobertores, mantas e edredons que, associados a cortinas e tapetes, podem juntar mais pó e elevar a proliferação de ácaros e mofo nos ambientes sem a limpeza adequada. Tudo isso contribui para que pessoas com asma, rinite, sinusite e outras doenças respiratórias desenvolvam problemas sérios no inverno e fiquem com a saúde comprometida.
A boa notícia é que você pode preparar a sua casa com alguns hábitos saudáveis que te ajudarão a se proteger das crises alérgicas no inverno, evitando estresse e mal estar. Invista na limpeza correta do seu lar para você ter mais qualidade de vida!
Siga essas dicas de limpeza e proteja a sua saúde e da sua família durante o inverno
1 – Ambientes arejados combatem ácaros e umidade
É difícil abrir a casa com o clima frio, mas deixar as janelas um pouco abertas ao longo dia e permitir a ventilação dos cômodos auxilia no combate a ácaros, elimina a umidade e previne o aparecimento de mofo nas paredes, móveis e roupas.
2 – Manter a casa livre de poeira diminui crises de rinite
As partículas de poeira geralmente são barradas nas entradas das narinas, mas durante o inverno, como nossa mucosa fica mais seca, é normal que sentimos mais coceira, irritação e desconfortos em geral. No caso de pessoas que já sofrem de rinite alérgica, o pó das coisas e dos ambientes pode gerar crises mais sérias.
Por esse motivo, manter a casa bem limpa é extremamente importante para combater crises alérgicas no inverno. Não use vassouras e espanadores, pois eles irão espalhar ainda mais a poeira pelo ar. Opte por panos úmidos nas superfícies da mobília e na decoração da casa, enquanto no chão, invista em um higienizador de qualidade com reservatório de água acoplado para reter o pó e não devolvê-lo para o ambiente (o que acontece nos aspiradores tradicionais).
Quanto às cortinas, tapetes e carpetes, é fundamental que haja uma limpeza periódica mais profunda para eliminar completamente o acúmulo de poeira e evitar a proliferação de ácaros. Para isso, o mais recomendado é usar um higienizador que elimine 100% do pó e da sujeira em geral. O processo pode ser realizado de 2 em 2 meses, portanto garanta um equipamento próprio se você deseja obter um melhor custo-benefício.
3 – Limpeza de travesseiros, colchões, sofás e bichinhos de pelúcia evita asma
Quando falamos de limpeza doméstica, muitas vezes esquecemos de lugares importantíssimos onde há a proliferação massiva de ácaros, bactérias e fungos. Fazer uma limpeza acurada da casa também leva em conta limpar travesseiros, colchões, sofás e os bichinhos de pelúcia das crianças.
Esses locais são um prato cheio para microorganismos causadores de alergias e doenças respiratórias. Em ambientes com maior umidade, é muito comum o aparecimento de mofo em tecidos, que pode passar despercebido e desencadear crises asmáticas. Portanto, higienizar os estofados é essencial para uma melhor qualidade de vida durante o inverno, principalmente de crianças e pessoas de terceira idade.
Você sabia que crianças alérgicas, com asma e outras doenças respiratórias melhoram até 90% após seis meses de uso do Hyla EST? Acesse nosso site e saiba mais sobre o higienizador Hyla para uma casa livre de bactérias, ácaros, vírus e fungos!