O constante desenvolvimento das tecnologias incentivou o crescimento do mercado de smart cleaners. Atualmente, novos produtos capazes de auxiliar nas atividades de limpeza são lançados com frequência e seu uso tem sido bastante difundido dentre os consumidores.
As cidades inteligentes, conhecidas no mundo todo como smart cities, vêm se popularizando com a difusão do ideal de uma cidade criativa, tecnológica e sustentável.
São definidas pela União Europeia como sistema de pessoas que utiliza energia, materiais, serviços e financiamento para melhorar a qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, catalisar o desenvolvimento econômico.
Nesse cenário surgem os smart cleaners, os famosos aspiradores inteligentes. E o Brasil não ficou para trás. Cada vez mais, vemos inovações no mercado que vão desde robôs que aspiram, a produtos que auxiliam na purificação do ar e limpeza de locais diversos.
Quer saber mais sobre as cidades inteligentes e o surgimento dos smart cleaners? Confira!
O conceito de smart cities
Apesar de não ser um conceito antigo, atualmente as smart cities movimentam bilhões de dólares em soluções tecnológicas para um mercado global. Nessas cidades inteligentes, os cidadãos estão realmente conectados aos serviços essenciais.
Basicamente, o Cities in Motion Index, plataforma de pesquisa global formada pelo Center for Globalization and Strategy e IESE Business School’s Department of Strategy, estabelece dez dimensões para indicar a inteligência de uma cidade: governança, administração pública, tecnologia, planejamento urbano, meio ambiente, coesão social, capital humano, economia e conexões internacionais
Energia limpa, reaproveitamento de água, tratamento de lixo, mobilidade urbana, educação, uso inteligente de dados, incentivos ao empreendedorismo e à economia são apenas algumas características das smart cities.
A partir do uso de tecnologias da informação e comunicação, busca-se criar condições de sustentabilidade para que a qualidade de vida das pessoas melhore e os problemas comuns aos centros urbanos, como poluição, falta de moradia e acesso à saúde sejam finalmente resolvidos.
Anthony Townsend, diretor de pesquisa do Instituto para o Futuro, no Vale do Silício, afirma que “soluções tecnológicas estão sendo criadas em todos os cantos do mundo, desde por pequenas empresas e indivíduos a multinacionais e governos”.
O mercado de smart cleaners no Brasil
Tendo em vista que uma comunidade inteligente é aquela que faz um esforço consciente para que a tecnologia da informação seja utilizada para transformar a vida e o trabalho de uma forma fundamental e significativa, de acordo com a definição da World Foundation for Smart Communities, não é surpresa que o mercado de smart cleaners também tenha crescido nos últimos anos.
Por um vasto período de tempo, o trabalho doméstico precisou ser realizado manualmente. As tarefas eram comumente delegadas às mulheres, que ainda hoje ocupam 647 milhões de postos domésticos não remunerados, enquanto apenas 41 milhões de homens fazem o mesmo, como apresenta o Relatório da Organização Internacional do Trabalho.
Frente à essa realidade, inúmeros smart cleaners surgem como opção para aquelas pessoas que não querem desperdiçar tempo e esforço com as atividades domésticas, mas preferem não delegar tais tarefas a outras pessoas.
A tecnologia dos aspiradores inteligentes permite que suas funções não sejam limitadas apenas a limpeza do ambiente. Hoje em dia, muitos dos produtos considerados smart cleaners têm funções adicionais, tais como a purificação do ar, higienização de animais e aspiração de líquidos.
A Hyla e o mercado de smart cleaners
Quando pensamos no mercado de smart cleaners brasileiro, a Hyla destaca-se quando comparada aos concorrentes tanto por sua tecnologia de ponta, quanto pelos diferenciais oferecidos.
Em aproximadamente 10 mil metros quadrados de área fabril, temos linhas de produção, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento construídos exclusivamente para a fabricação da Hyla.
Por meio de sofisticados equipamentos de teste e certificados ISO 9001, garantimos a qualidade superior dos nossos produtos. Não é surpresa que o sistema autolimpante do nosso separador EST tenha sido patenteado mundialmente.
Para a Hyla, o simples ato de respirar é uma experiência. E é por isso que nos esforçamos para desenvolver o melhor produto possível para que, mais do que uma criação para facilitar a limpeza e economizar tempo, nossos clientes melhorem sua qualidade de vida.
O médico Johannes Wagner, por exemplo, faz uso do aparelho para purificar o ar de sua casa e de seu escritório. Ele afirma ter comprovado, em seu escritório, que o Hyla EST limpa rapidamente qualquer superfície enquanto higieniza o ar.
Além de ter sido agradecido por pacientes e funcionários pelo aroma agradável das fragrâncias, Wagner considera notável a contribuição do Hyla para um ambiente saudável e mais agradável.